Segurança corporativa: quais são as principais ameaças e como evitá-las?

A segurança corporativa é um item fundamental para a credibilidade de uma empresa no mercado. Esse é um valor que se intensificou na era da informação e da indústria 4.0 (estruturada sobre o gerenciamento de dados). Porém, muitas empresas ainda não sabem se preparar apropriadamente para ter o aporte de segurança para competir nesse cenário.

Uma pesquisa feita por uma consultoria de gestão de operações em segurança e divulgada em uma revista especializada apontou que, ainda que 92% das organizações declarem possuir uma área de segurança estruturada, a falta de estratégia, comunicação e inteligência faz com que os seus resultados sejam pouco efetivos. Foram entrevistadas 105 empresas para esse estudo, sendo 79% delas de grande porte.

Quer entender o que é segurança corporativa, quais são os maiores riscos e como se preparar para enfrentar alguns deles? Acompanhe o que preparamos para você!

O que é segurança corporativa?

A segurança corporativa é composta por um conjunto de medidas que tem como objetivo proteger os ativos tangíveis e intangíveis de uma companhia contra ameaças acidentais ou intencionais. Assim, ela é um passo fundamental para que a sua empresa continue operando plenamente.

A segurança já foi classificada como só mais uma despesa para as empresas. Contudo, graças à constante busca por inovação, o uso das tecnologias de dados e a necessidade de protegê-los, como indica a Lei No 13.709/2018 (Lei Geral de Proteção de Dados), a segurança agora se firmou como um diferencial competitivo.

Dessa maneira, as empresas entendem que apostar em segurança corporativa é também garantir a confiança de seus parceiros e clientes. Com isso, elas podem inovar mantendo o devido sigilo de seus processos, além de preservar a confiabilidade da marca.

Embora muitas empresas possuam uma área de segurança estruturada, muitas delas ainda não tratam os riscos de maneira correta. Isso significa que todas as iniciativas que permeiam a segurança de uma empresa devem avaliar, primeiro, as particularidades dessa companhia para que, só então, tomem-se as medidas necessárias, de forma estratégica.

A mesma pesquisa, que citamos anteriormente, mostrou que apenas 50% das instituições contavam com o suporte de uma empresa especializada. Ou seja, grande parte dos empreendimentos no Brasil ainda está muito vulnerável em termos de segurança.

Quais são os principais riscos à segurança corporativa?

Hoje, uma grande parte dos riscos à segurança corporativa se relaciona a dados. Confira, a seguir, as principais ameaças que uma empresa pode sofrer quando se trata de proteção à informação.

Malwares e ataques hackers

A maioria dos processos de uma empresa passa pelo processamento de dados, colocando um grande número de eventos em possíveis situações de suscetibilidade. Apesar do universo digital acelerar e simplificar uma série de procedimentos, ele também traz riscos.

Assim, invasões e vírus representam uma verdadeira ameaça às empresas, pois comprometem dados sigilosos, informações de clientes, parceiros e funcionários. Além disso, podem corromper o funcionamento de programas essenciais para a empresa.

Vale lembrar que, graças à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), as empresas são obrigadas a adotar procedimentos de segurança para proteger as informações dos clientes. Caso haja danos aos dados, essas pessoas têm o direito de processar a empresa pelo prejuízo que, porventura, tenha sido causado.

Erros relacionados ao mau uso dos sistemas

Uma grande parte das violações de dados é resultado de senhas muito fracas ou do uso indiscriminado de senhas padrão, que permite a abertura de brechas para a ação de invasores. Além disso, outras situações comuns que expõem a empresa a riscos são as mudanças na configuração de firewall ou os sistemas logados indevidamente.

Por isso, é essencial que sua empresa tenha o acompanhamento constante de uma equipe de TI e divulgue, entre funcionários, as boas práticas para lidar com sistemas informatizados. Mais que isso, é indispensável, quando se trata de manejo de dados, que exista uma política de segurança virtual de conhecimento de todos.

Crimes contra o patrimônio

Os riscos de crimes contra o patrimônio podem incluir danos a pessoas físicas ou aos bens da sua empresa. Em geral, as organizações optam por se proteger com o uso de sistemas de controle de acesso, portaria 24 horas e câmeras de vigilância.

A tecnologia trouxe inúmeras facilidades e recursos para a área de segurança patrimonial. Toda essa estrutura, contudo, deve ser acompanhada por uma equipe de profissionais bem preparados, como comentaremos adiante.

Ameaças internas

Segundo uma pesquisa da Verizon Data Breach Investigations e publicada em um portal especializado, 92% das violações de dados são causadas por fatores externos, e 14% por internos. Pode acontecer, por exemplo, de um colaborador insatisfeito expor informações internas ao público.

De maneira geral, a conexão aos dados da organização devem estar hierarquizados para fins de acesso. O objetivo é conseguir que, quanto mais confidencial for a informação, mais inacessível esteja para a maioria dos colaboradores.

Computação móvel

As empresas lidam com uma grande quantidade de dispositivos móveis conectados às suas redes. Diante disso, as equipes de segurança precisam proteger todos esses dispositivos e identificar, a tempo, riscos de aplicativos maliciosos.

Por essa razão, todos os dispositivos e sua conexão à rede corporativa devem passar por protocolos rígidos de permissão de acesso. De todo modo, requer atenção permanente da equipe de TI.

Como aprimorar a segurança corporativa?

Para implantar medidas de segurança, é preciso, antes de tudo, formalizar um plano. Documente-o e revise-o periodicamente em busca de falhas que possam deixar o sistema suscetível a acessos não autorizados.

Seus funcionários devem acompanhar também as revisões e a implementação de novas medidas, sendo constante e adequadamente orientados sobre os procedimentos de segurança que devem ser adotados por todos. A seguir, sugerimos alguns itens importantes para o seu plano de ação.

Implemente a política de segurança da empresa

Todas as recomendações para o aprimoramento da segurança corporativa indicadas nos tópicos adiante devem compor a política de segurança da empresa. Explicitar qual a posição da marca quanto à segurança e que medidas tem tomado nesse sentido caracterizam sua preocupação com o assunto.

Os princípios que regem a segurança e os cuidados que devem ser adotados para conexão com a rede, entre outros, devem compor o documento. Da mesma forma, os procedimentos de acesso à portaria para pedestres e veículos, assim como os cuidados com os bens patrimoniais e pessoais também fazem parte do conjunto.

Sim, a política de segurança corporativa deve ser consolidada em um documento e divulgada entre os colaboradores. Nesse sentido, é preciso elaborar, implementar, divulga e orientar quanto aos cuidados que necessariamente devem ser observados ou o acesso não será autorizado pelo próprio sistema.

Adote um sistema de segurança eletrônico

Com equipamentos modernos de segurança e uma estrutura de apoio, um sistema de segurança eletrônico permite que a sua empresa seja monitorada constantemente, de maneira presencial ou remota. O ideal é que a empresa de segurança opere em conjunto com uma especializada no oferecimento de serviços de tecnologia.

Dessa forma, essa equipe de TI pode garantir a infraestrutura tecnológica necessária para o pessoal de segurança poder operar bem. Trata-se de integrar os sistemas no que for pertinente para garantir que tudo esteja seguro como se espera.

Use a tecnologia a seu favor

Tanto a área de segurança patrimonial como a de dados tem na tecnologia sua grande parceira. As possibilidades são muitas e devem ser avaliadas quanto aos benefícios de fato, com ampliação das possibilidades e aumento da eficiência.

Leve em conta que a compilação de dados, o monitoramento, a portaria eletrônica, a identificação por biometria e uma infinidade de recursos estão à disposição. Você deve avaliar o que se aplica melhor à realidade de sua empresa ou condomínio. O ideal é solicitar uma apreciação de empresa especializada.

Utilize um controle de acesso

controle de acesso instala equipamentos e procedimentos que garantem que apenas as pessoas certas tenham acesso a salas, edifícios e cofres. Para isso, um sistema integra catracas, leitoras e cancelas. Assim, ele evita que surjam brechas na segurança interna da empresa, reduzindo a presença de elementos suspeitos.

Em empresas de grande porte, o ideal é que os administradores dos edifícios participem da escolha dos sistemas de acesso, porque cada prédio tem a sua particularidade. Defina, para cada edifício, diretrizes e padrões, de modo que cada um deles tenha um sistema de segurança diferente. Assim, a proteção de todo o complexo fica mais diversificada e eficaz.

Tenha um porteiro 24 horas

Uma portaria que funcione ativamente durante 24 horas contribui significativamente com a manutenção da segurança corporativa. Para garantir esse resultado, é muito importante que os profissionais sejam treinados para lidar com situações de exceção.

Assim, considere que a equipe deve estar preparada para o surgimento de ameaças, roubos ou furtos, além de fazer a correta identificação das pessoas que entram na empresa. Empresas especializadas e experientes nessa área podem oferecer essa segurança indispensável.

Oriente permanentemente seus colaboradores

Quando se trata de segurança, é indispensável a adoção efetiva de que a responsabilidade é de todos. Assim, além de dar ciência para todos da política de segurança, é importante, periodicamente, fornecer orientação para os procedimentos mais importantes dos protocolos adotados.

Essa é uma maneira de “manter acesa a chama da segurança” e demonstrar nas rotinas diárias que são cuidados dos quais não se pode desleixar. Fortaleça esse sentimento divulgando periodicamente estatísticas de tentativas de acesso, assim como de infecção por vírus ou similares ocorridas.

Contrate uma empresa especializada em segurança corporativa

Procedimentos de segurança exigem o acompanhamento de uma empresa especializada em segurança corporativa. Afinal, recursos tecnológicos facilitam bastante a tarefa.

No entanto, para tomar as medidas necessárias diante de eventuais ameaças é essencial contar com uma equipe experiente e bem-capacitada. Da mesma forma, é preciso garantir proteção para os funcionários, parceiros e clientes de sua empresa.

Como você pôde ver, a segurança corporativa é um verdadeiro diferencial para as empresas, já que permite às instituições manterem seus processos em devido sigilo e preservar seus respectivos patrimônios. A terceirização de serviços de consultoria e prestação de atividades na área de segurança viabiliza tornar sua companhia mais segura com investimentos menores, contando com um trabalho de alta qualidade.

Se você gostou das nossas dicas para aprimorar a segurança corporativa da sua empresa, entre em contato conosco e descubra como a Verzani & Sandrini pode auxiliar.

Compartilhe:
chat on-line
Olá, tudo bem?

Como posso te ajudar?

chat on-line
pt_BRPortuguese