Auditoria interna hospitalar: entenda qual a importância

A auditoria interna hospitalar deve ser conduzida periodicamente no hospital, uma vez que identifica informações de situações estratégicas para a organização, sendo uma grande parceira do gestor.

O auditor interno deve ser um profissional independente, embora possa ser um colaborador do próprio hospital ou uma empresa especializada contratada para esse fim. Além disso, existem medidas que devem ser tomadas antes da realização da auditoria interna.

Quer saber mais? Continue a leitura e entenda qual a importância da auditoria interna hospitalar.

O que é auditoria interna em hospitais?

Uma auditoria interna é um estudo e uma avaliação feitos voluntariamente pela empresa, a respeito da eficiência dos processos adotados para o cumprimento de seu próprio planejamento. Além disso, ela verifica se a legislação aplicável está sendo cumprida e se estão sendo adotados os protocolos e as boas práticas pertinentes.

Inicialmente, o conceito de auditoria era diretamente relacionado e limitado às questões contábeis, hoje, há interesse de aprimoramento por trás da auditoria, trazendo evolução e ideia de controle interno e uma forma de apoio à alta administração para a tomada de decisão.

Os auditores internos em hospitais devem ser profissionais capacitados, com conhecimentos técnicos em auditoria e em gestão de saúde. Eles devem ser independentes e imparciais (empresas especializadas ou não), sem qualquer conflito de interesse com as áreas ou processos que estão sendo auditados. As atividades de auditoria interna em hospitais podem incluir revisão de prontuários médicos, análise de processos de admissão e alta hospitalar, avaliação da segurança dos pacientes, avaliação de práticas de prevenção e controle de infecções, análise de sistemas de informação, revisão de processos financeiros, revisão dos processos de higiene, entre outros.

Qual o objetivo da auditoria interna em hospitais?

Em hospitais, o objetivo da auditoria interna em hospitais é avaliar a eficiência dos processos e controles internos, identificar riscos e oportunidades de melhoria na gestão da instituição de saúde. Isso inclui garantir que os processos estejam alinhados com as melhores práticas clínicas e operacionais, atendam às normas e regulamentos aplicáveis, reduzam os riscos para os pacientes e melhorem a qualidade dos serviços prestados. Também, se faz necessário, garantir que os processos estejam alinhados com as melhores práticas clínicas e operacionais, atendam às normas e regulamentos aplicáveis da ANVISA/Ministério da Saúde, reduzam os riscos para os pacientes e melhorem a qualidade dos serviços prestados.

Nesse sentido, é comum que diversas atividades conduzidas em uma unidade hospitalar estejam passando por um processo de acreditação ou certificação. Esse processo define padrões e requisitos que devem ser adotados e alcançados pelo estabelecimento hospitalar.

A auditoria interna do hospital confere os resultados e, desse modo, consegue avaliar o andamento dos esforços da administração para o cumprimento de suas metas. Nesses casos de acreditação, a auditoria interna constitui, de fato, uma grande ferramenta para o gestor.

Qual a importância das auditorias internas no âmbito hospitalar?

Auditorias são instrumentos de otimização da gestão e grandes facilitadores para o gestor avaliar os resultados que obteve. As informações levantadas pela auditoria interna ajudam a ver mais claramente o que ocorre com os processos mais importantes e considerar a adoção de novas estratégias, se necessárias.

Como você viu, também é uma grande parceira quando o hospital se encontra em processo de acreditação. O auditor interno realiza uma avaliação prévia do que será verificado pela auditoria de acreditação, permitindo apontar a necessidade de corrigir os processos em caso de desvios.

Na verdade, a auditoria interna deve compor um processo de autoavaliação sistemática, com uma periodicidade própria, mas constante. Dessa forma, será sempre um sinalizador para a alta direção do hospital.

Considere que uma gestão hospitalar eficiente busca o equilíbrio entre a assistência médica prestada e a satisfação dos pacientes. Por isso mesmo, os resultados de uma auditoria interna hospitalar são capazes de direcionar ações para aprimoramento dos serviços e melhoria do clima organizacional e do engajamento.

Redução de riscos e infecções hospitalares

A experiência com a pandemia de Covid-19 deixou bem claro para todos, desde os profissionais mais especializados até leigos, que contágios e infecções podem derrubar qualquer instituição.

Para o enfrentamento do risco de infecções em estabelecimentos médicos, as organizações hospitalares dispõem de um gama de protocolos e procedimentos técnicos na constituição da Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH). É a primeira a ser acionada nas investigações de casos de infecção hospitalar.

Como instrumento de avaliação de processos e cumprimento de protocolos, a auditoria interna hospitalar torna-se uma grande parceira da SCIH. O auditor avalia os procedimentos que foram previstos e aqueles que foram realmente adotados pelo Programa de Controle de Infecção Hospitalar (PCIH).

Como a tecnologia tem contribuído nessa área?

A tecnologia tem desempenhado um papel fundamental na melhoria dos serviços de saúde e na segurança do paciente, incluindo na área de auditoria interna em hospitais. Algumas das principais formas em que a tecnologia tem contribuído incluem:

• Automatização de processos: Através de softwares especializados, é possível automatizar processos de auditoria, desde a coleta de dados até a análise e relatórios, o que ajuda a reduzir o tempo gasto na realização das auditorias e aumenta a precisão dos resultados.

• Monitoramento em tempo real: Com a utilização de sensores e sistemas de monitoramento, é possível obter informações em tempo real sobre as condições dos pacientes e do ambiente hospitalar, permitindo a identificação de riscos e a prevenção de eventos adversos.

• Análise de dados: A tecnologia permite a análise de grandes quantidades de dados em um curto espaço de tempo, o que facilita a identificação de tendências e padrões, ajudando a identificar áreas de risco e oportunidades de melhoria.

• Comunicação e colaboração: Plataformas de comunicação e colaboração permitem que as equipes envolvidas na auditoria interna possam compartilhar informações em tempo real e trabalhar juntas de forma mais eficiente.

• Segurança da informação: A tecnologia também permite a implementação de sistemas de segurança da informação para proteger os dados dos pacientes e das instituições de possíveis ataques ou acessos não autorizados.

Em resumo, a tecnologia tem proporcionado ferramentas e soluções para aprimorar a qualidade dos serviços de saúde e a segurança do paciente, permitindo que as auditorias internas sejam realizadas de forma mais eficiente e eficaz.

Como fazer uma auditoria interna hospitalar?

A condução de uma auditoria interna hospitalar deve considerar dois momentos: a preparação para auditoria e a realização da auditoria propriamente. Acompanhe!

Preparação para a auditoria interna

Preparar-se para a auditoria interna no hospital possibilita um melhor andamento no desempenho do auditor, assim como maior entendimento dos resultados obtidos. Considere, no entanto, que o preparo para uma auditoria interna deve iniciar assim que os trabalhos da auditoria anterior tenham sido concluídos.

Para esse fim, os principais cuidados são:

●       avalie a adoção dos resultados da última auditoria;

●       saiba quais os principais aspectos que serão avaliados;

●       mantenha seus processos internos mapeados e padronizados;

●       garanta que seus colaboradores estejam capacitados.

Realização da auditoria interna hospitalar

Para realizar uma auditoria interna hospitalar, siga os passos abaixo:

 ·        Defina o escopo da auditoria: determine quais processos, áreas e departamentos do hospital serão auditados.

·        Forme uma equipe de auditoria: selecione profissionais capacitados e imparciais para realizar a auditoria.

·        Planeje a auditoria: estabeleça os objetivos, a metodologia, os critérios de avaliação, as ferramentas e técnicas a serem utilizadas e o cronograma de execução.

·        Realize a auditoria: colete e analise os dados e evidências, realize entrevistas e observações, e identifique não conformidades, oportunidades de melhoria e pontos fortes.

·        Elabore o relatório de auditoria: descreva as constatações, as recomendações, as conclusões e as ações corretivas e preventivas a serem adotadas.

·        Apresente o relatório: compartilhe os resultados da auditoria com a equipe do hospital, apresentando os pontos positivos, os problemas e as oportunidades de melhoria identificados.

·        Monitore as ações corretivas e preventivas: verifique se as ações recomendadas foram implementadas e se os problemas foram solucionados.

·        Realize uma avaliação de seguimento: faça uma nova avaliação para verificar se as ações corretivas e preventivas foram eficazes e se os processos e serviços melhoraram.

Lembre-se que a auditoria interna hospitalar deve ser realizada regularmente para garantir que os serviços de saúde prestados pelo hospital sejam de alta qualidade, seguros e eficientes.

Como você pôde ver, a auditoria interna hospitalar pode ser uma grande parceira do gestor, sinalizando a situação dos principais processos estratégicos na realização dos planos da organização. Ao mesmo tempo, pode ser uma prévia para visualização das condições do hospital em um processo de acreditação.

Agora que você conhece melhor a auditoria interna hospitalar, veja como elaborar um plano de ação de emergência hospitalar

Compartilhe:
chat on-line
Olá, tudo bem?

Como posso te ajudar?

chat on-line
pt_BRPortuguese