Como manter o bom funcionamento da recepção de hotelaria?

A recepção de hotelaria hospitalar é o primeiro contato do paciente que chega para ser internado. Geralmente, a condição dessa pessoa é de suscetibilidade e requer mais atenção e cuidado no atendimento.

Nesse sentido, a hotelaria deve estar treinada e preparada para realizar um acolhimento humanizado. Essa é a expectativa de quem chega para ser tratado.

Quer saber mais? Continue a leitura e saiba como manter o bom funcionamento da recepção de hotelaria hospitalar.

Qual a importância de uma recepção de hotelaria hospitalar eficaz?

A equipe de recepção da hotelaria de um hospital é uma das peças-chave no desempenho da hospitalidade. Nesse contexto, temos a porta de entrada de pacientes, seus acompanhantes e parentes, sendo a primeira referência para quem chega para se internar.

Considerando o estado de suscetibilidade do usuário — afinal, ninguém se interna no hospital porque está bem — a importância do bom atendimento na recepção é clara e faz muita diferença. Na verdade, é a primeira manifestação do processo de humanização na saúde.

Assim, qualidade e humanização no atendimento podem garantir importantes diferenciais competitivos para as empresas hospitalares. Uma equipe adotando comportamentos empáticos, voltados para dar atenção e compreender as necessidades do paciente e seus acompanhantes faz toda diferença.

Como garantir um bom funcionamento?

Uma equipe cuja principal característica é a empatia com os pacientes precisa, sobretudo, de capacitação e treinamento de seu pessoal. Para tanto, a humanização nas relações deve ser aprimorada constantemente.

De todo modo, é necessário que os colaboradores da recepção da hotelaria hospitalar se exercitem em alguns procedimentos e posturas, por exemplo:

  • presteza no preenchimento de cadastros e outras burocracias;
  • gentileza, cuidado e atenção com todos;
  • solicitude no esclarecimento de dúvidas;
  • precisão nas informações e orientações sobre os procedimentos;
  • acolhimento em todos os atendimentos; 
  • valorização das demandas do paciente e seus acompanhantes;
  • verificação cuidadosa das reservas do dia;
  • conhecimento e cumprimento dos protocolos existentes.

Uma das melhores soluções para obter uma equipe preparada e experiente para desempenhar esse papel é adotar a parceria de uma empresa especializada. Com isso, sua unidade poderá desfrutar da melhor recepção em hotelaria hospitalar.

Que erros devem ser evitados para uma boa recepção?

O funcionamento da recepção de hotelaria do hospital, como vimos, deve ser conduzido especialmente sob a ótica de um bom atendimento. Na verdade, mais que isso, precisa ter as características de um bom acolhimento, fruto da humanização.

No entanto, algumas vezes, a equipe pode incorrer em alguns erros que, quanto mais conhecidos, mais facilmente podem ser evitados. Conheça os principais:

  • ausência de cuidados no atendimento profissional e acolhedor;
  • desorganização do ambiente de recepção;
  • fragilidades na comunicação suscitando falhas ou demoras;
  • ausência de utilização de indicadores de satisfação dos pacientes e familiares.

Concluindo, a recepção de hotelaria hospitalar requer a construção de um ambiente de acolhimento a partir das ações de uma equipe bem treinada e com experiência para esse fim. Uma das melhores formas de alcançar esse padrão de atendimento é contar com a expertise de uma empresa especializada, com pessoal capacitado para esse fim.

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