A recepção de hotelaria hospitalar é o primeiro contato do paciente que chega para ser internado. Geralmente, a condição dessa pessoa é de suscetibilidade e requer mais atenção e cuidado no atendimento.
Nesse sentido, a hotelaria deve estar treinada e preparada para realizar um acolhimento humanizado. Essa é a expectativa de quem chega para ser tratado.
Quer saber mais? Continue a leitura e saiba como manter o bom funcionamento da recepção de hotelaria hospitalar.
Qual a importância de uma recepção de hotelaria hospitalar eficaz?
A equipe de recepção da hotelaria de um hospital é uma das peças-chave no desempenho da hospitalidade. Nesse contexto, temos a porta de entrada de pacientes, seus acompanhantes e parentes, sendo a primeira referência para quem chega para se internar.
Considerando o estado de suscetibilidade do usuário — afinal, ninguém se interna no hospital porque está bem — a importância do bom atendimento na recepção é clara e faz muita diferença. Na verdade, é a primeira manifestação do processo de humanização na saúde.
Assim, qualidade e humanização no atendimento podem garantir importantes diferenciais competitivos para as empresas hospitalares. Uma equipe adotando comportamentos empáticos, voltados para dar atenção e compreender as necessidades do paciente e seus acompanhantes faz toda diferença.
Como garantir um bom funcionamento?
Uma equipe cuja principal característica é a empatia com os pacientes precisa, sobretudo, de capacitação e treinamento de seu pessoal. Para tanto, a humanização nas relações deve ser aprimorada constantemente.
De todo modo, é necessário que os colaboradores da recepção da hotelaria hospitalar se exercitem em alguns procedimentos e posturas, por exemplo:
- presteza no preenchimento de cadastros e outras burocracias;
- gentileza, cuidado e atenção com todos;
- solicitude no esclarecimento de dúvidas;
- precisão nas informações e orientações sobre os procedimentos;
- acolhimento em todos os atendimentos;
- valorização das demandas do paciente e seus acompanhantes;
- verificação cuidadosa das reservas do dia;
- conhecimento e cumprimento dos protocolos existentes.
Uma das melhores soluções para obter uma equipe preparada e experiente para desempenhar esse papel é adotar a parceria de uma empresa especializada. Com isso, sua unidade poderá desfrutar da melhor recepção em hotelaria hospitalar.
Que erros devem ser evitados para uma boa recepção?
O funcionamento da recepção de hotelaria do hospital, como vimos, deve ser conduzido especialmente sob a ótica de um bom atendimento. Na verdade, mais que isso, precisa ter as características de um bom acolhimento, fruto da humanização.
No entanto, algumas vezes, a equipe pode incorrer em alguns erros que, quanto mais conhecidos, mais facilmente podem ser evitados. Conheça os principais:
- ausência de cuidados no atendimento profissional e acolhedor;
- desorganização do ambiente de recepção;
- fragilidades na comunicação suscitando falhas ou demoras;
- ausência de utilização de indicadores de satisfação dos pacientes e familiares.
Concluindo, a recepção de hotelaria hospitalar requer a construção de um ambiente de acolhimento a partir das ações de uma equipe bem treinada e com experiência para esse fim. Uma das melhores formas de alcançar esse padrão de atendimento é contar com a expertise de uma empresa especializada, com pessoal capacitado para esse fim.
Continue conosco e desfrute de muito mais em nossas redes sociais: Facebook, LinkedIn e Instagram.