Limpeza técnica: quais são os ambientes mais críticos?

Esqueça a ideia tradicional de limpeza, aquela faxina típica para tirar pó e higienizar os sanitários, por exemplo. A limpeza técnica é um processo imprescindível para indústrias em geral e também em hospitais, pois os riscos de contaminação são grandes.

Para a definição exata do conceito de limpeza técnica, João Carlos, coordenador de contrato na Verzani & Sandrini, explica: “trata-se de um processo de remoção de sujidade mediante o uso de agentes mecânicos, químicos e térmicos destinados especificamente para a limpeza dos equipamentos e/ou ferramentas do processo produtivo nas indústrias de um modo geral”.

Ou seja, ela foge da ideia de higiene tradicional, uma vez que atua nos equipamentos industriais e pede técnicas específicas para que a produção se mantenha ativa. Neste texto, você entenderá melhor quais cuidados estão envolvidos, os ambientes mais delicados e como acertar na escolha da equipe para realizar a limpeza técnica!

Quais os tipos de limpeza técnica?

No geral, existem três tipos que podem ser usados sozinhos ou até em conjunto. Isso, claro, varia de acordo com o ambiente e suas especificidades. São elas:

  • limpeza química — quando é utilizado um produto químico para dissolver a sujidade;
  • limpeza mecânica — nesta, é preciso fazer uso de equipamentos e ferramentas;
  • limpeza térmica — por exemplo, usando gelo seco para limpar um determinado instrumento de trabalho.

Além disso, podemos classificar a limpeza técnica nas categorias que veremos a seguir.

Limpeza concorrente

Nesse tipo de limpeza técnica, é feita a reposição de itens como papel higiênico, sabonete, entre outros que a empresa utiliza. Também é feita a retirada de resíduos. Por isso, nas organizações, é bastante comum que ela seja feita pela equipe de limpezas gerais.

Limpeza terminal

Enquanto a limpeza concorrente foca a manutenção dos produtos e a retirada de resíduos, a limpeza terminal fica responsável pela desinfecção completa. Desse modo, visa impedir a proliferação de bactérias e outros micro-organismos, tanto em áreas críticas como semicríticas e não-críticas.

Vale lembrar que a classificação dos locais é feita em função dos graus de sujidade e dos níveis de riscos oferecidos aos profissionais na hora de executar a limpeza.

Limpeza manual úmida

Podemos considerar a limpeza manual úmida como uma forma de realizar a limpeza terminal. Como o próprio nome sugere, ela é feita manualmente pela equipe de limpeza. Normalmente, os materiais utilizados são água limpa, detergente neutro e pano macio.

Em geral, essa limpeza é feita em paredes, pisos e equipamentos de grande porte. Ela apresenta limitação quanto à remoção das sujidades, sobretudo as de forte aderência, pois não utiliza produtos de limpeza específicos, mas é suficiente para ambientes pouco sujos.

De todo modo, deve ser realizada e adaptada conforme as particularidades de cada local a ser higienizado.

Limpeza manual molhada

Enquanto na limpeza manual úmida usa-se um pano umedecido na água com detergente, a limpeza manual molhada consiste em espalhar a mistura pela superfície, esfregar e, em seguida, enxaguar o local.

Assim, é possível fazer uma limpeza mais eficiente, mas é importante frisar que alguns equipamentos não podem ser molhados. Por isso, é preciso fazer a limpeza do piso com muito cuidado para evitar respingos no maquinário.

Limpeza seca

A limpeza seca faz parte dos tipos de limpeza feitos em diversos ambientes. Ela consiste na retirada da sujeira e poeira utilizando vassouras, panos secos, espanadores e aspiradores de pó. Em geral, é feita em pátios, estacionamentos e outros ambientes internos com a finalidade de manter o lugar limpo. Porém, isso não significa que os demais tipos de higienização devem ser descartados.

A limpeza seca requer menos esforço físico por parte dos colaboradores e, ainda, oferece menos risco de contaminação da equipe.

Quanto aos ambientes mais críticos, quais são eles?

A limpeza técnica está prevista por lei para alguns ambientes: “existe uma previsão legal para a indústria alimentícia, de cosméticos, medicamentos e para a área hospitalar. Há uma regulamentação feita pela própria Anvisa e pelo Ministério da Saúde, para o que eles chamam de ‘os critérios mínimos de aceitação’ ”, relata João Carlos. Entenda melhor!

Hospitais

A limpeza hospitalar é extremamente delicada e há uma regulamentação específica para evitar contaminação. Para tanto, existem técnicas e tipos de limpeza que demandam uma frequência definida — por exemplo, entrar em um horário certo, com um equipamento determinado e com as pessoas devidamente treinadas.

É importante lembrar que a limpeza hospitalar também se estende à higienização de ambulâncias para garantir a segurança tanto dos pacientes quanto dos profissionais que utilizam o veículo.

Indústria de alimentos

O processo de fabricação de alimentos também pede atenção para o controle sanitário dos produtos. Por isso, a limpeza técnica prioriza a segurança e a qualidade dos itens para que não haja perdas econômicas, por exemplo, quando há a contaminação dos produtos por micro-organismos nocivos.

Indústria farmacêutica e de cosméticos

Deve existir um plano específico para evitar que acumulem resíduos em máquinas, também deve ser feita uma análise de risco para os equipamentos e um plano com os critérios de escolhas dos produtos da limpeza química. “Por isso, é muito comentada a expressão salas limpas, ou seja, são áreas em que o processo de limpeza precisa ser bem eficiente”, conta o coordenador da Verzani.

Indústria automotiva

Ainda que não seja prevista por lei, a limpeza técnica na indústria automotiva é essencial para eficiência na produção. “Por exemplo, uma estufa para secar a pintura de carros — se ela não é feita com a frequência, com bons equipamentos e da forma certa, você perde produção com absoluta certeza. O impacto é direto no produto do cliente”, alerta João Carlos.

Qual é a importância desse procedimento?

A limpeza técnica, como vimos, é de suma importância para o processo produtivo e para as pessoas que trabalham na empresa, assim como os clientes, que fazem uso dos produtos e serviços.

Por esse motivo, é fundamental elaborar um planejamento de limpeza técnica compatível com as particularidades de cada empresa. Listamos a seguir os principais motivos para ter atenção a esse método. Acompanhe!

Vida útil e segurança

“Por meio da limpeza técnica, podemos garantir que os equipamentos tenham sua vida útil estendida e que sejam oferecidas condições seguras de trabalho”, explica o coordenador de contrato. Isso porque a falta de bons procedimentos de limpeza técnica é um dos grandes causadores de acidentes de trabalho.

Continuidade do fluxo de trabalho

Além de aumentar a vida útil dos equipamentos, manter uma periodicidade de limpeza técnica ajuda a prevenir as paradas inesperadas em indústrias e ambientes hospitalares. Desse modo, contribui para a continuidade do fluxo de trabalho e evita a interrupção emergencial de determinados setores de hospitais e demais instituições de saúde.

Qualidade

Esse tipo de limpeza é essencial para manter padrões de alto nível no que você está oferecendo ao mercado. Como esses procedimentos atuam direto nos equipamentos de produção, você tem a garantia da qualidade ao produto ou serviço final — seja ele um alimento, um medicamento, um carro etc.

Produtividade

É preciso falar também da questão produtiva. Quando a limpeza técnica é feita por uma equipe treinada e capacitada, com todo o material indicado, o processo acaba sendo mais rápido, sobrando mais tempo para a produção.

Vale dizer que é feita uma limpeza superficial enquanto os funcionários estão no local. “Porém, o que chamamos de limpeza fina é feita quando máquinas e equipamentos de produção estão parados”, diz o coordenador de contrato.

Menos chances de contaminação

Os procedimentos técnicos para remoção da sujidade são essenciais para garantir que alimentos, remédios e cosméticos, por exemplo, não tenham nenhum tipo de contaminação.

Isso é ainda mais importante no setor alimentício e de saúde, pois a contaminação coloca em risco tanto os usuários dos serviços e produtos quanto os profissionais que trabalham nessas áreas.

Por que contratar uma equipe terceirizada para isso?

Primeiro, porque você entrega essa limpeza para quem tem know-how técnico. Ou seja, a empresa contratada deve contar com os melhores produtos e as ferramentas mais modernas, além de ter uma equipe especializada nisso. Dessa maneira, você pode voltar sua atenção ao seu core business e ainda ganhar com a melhora do processo produtivo como um todo!

Como são necessários materiais e ferramentas específicas e de última tecnologia, o custo de ter esses equipamentos e os profissionais para isso acabam sobrecarregando seu orçamento. Então, contar com uma empresa parceira é certeza de eficiência, produtividade, menos despesas e mais segurança como um todo.

Como acertar nessa escolha?

É interessante fazer uma pesquisa entre as empresas sérias e bem conceituadas em relação à limpeza técnica. Uma boa tática é visitar uma organização que seja atendida pela terceirizada que você está considerando. Solicite informações sobre o processo, a qualidade e a agilidade nos procedimentos prestados. É sempre válido visitar a sede da firma de limpeza técnica para conhecer os equipamentos, os profissionais e checar questões de documentação.

Para fechar o contrato de fato com uma terceirizada de confiança, João Carlos conta que é preciso ter um “memorial definitivo bem detalhado, ou seja, saber quem você está contratando, quais são os deveres e as obrigações de ambas as partes etc. Com isso, você facilita muito a equalização das propostas”.

Hoje, as indústrias são muito comprometidas com o meio ambiente. Nesse contexto, é preciso usar produtos que sejam biodegradáveis e não acumulem resíduos, assim como ter atenção ao processo de homologação dos produtos, até porque uma terceirizada não pode simplesmente chegar com o que quiser para a limpeza técnica.

Quais os diferenciais da limpeza técnica executada pela Verzani & Sandrini?

A Verzani & Sandrini tem uma equipe constantemente treinada e que conhece a fundo os processos envolvidos nos diversos tipos de limpeza técnica, seja para indústria de veículos, hospitais ou outras.

O foco não é apenas crescer, mas manter o mesmo nível de qualidade para gerar confiança e parceria. Por isso, os equipamentos são de ponta e os produtos usados de alto padrão. Os processos são bem definidos junto aos clientes para garantir eficiência e produtividade!

A limpeza técnica eficaz pode ser o diferencial que sua empresa precisa para melhorar os processos e lucros, além de garantir serviços e produtos com mais qualidade ao público final. “Também deve estar atrelada à segurança dos processos, isso não pode ser esquecido”, salienta João Carlos.

Ficou com alguma dúvida sobre limpeza técnica? Quer acrescentar alguma informação? Deixe um comentário abaixo e compartilhe suas experiências e ideias!

Compartilhe:
chat on-line
Olá, tudo bem?

Como posso te ajudar?

chat on-line
pt_BRPortuguese