Como ter mais segurança em condomínios? Confira nossas dicas

Manter a segurança em condomínios deve ser uma prioridade de qualquer síndico, uma vez que vai contribuir para aumentar a credibilidade de sua gestão, identificar gargalos existentes no espaço físico e também garantir a integridade física dos moradores e patrimonial.

No entanto, há muitas dúvidas sobre o que pode ser feito para alcançar esses benefícios e quais as políticas adotar em um espaço para que haja mais controle e diretrizes mais precisas para todos os profissionais.

Pensando nisso, preparamos este material para que você tire suas dúvidas sobre o tema e possa garantir a segurança em condomínios. Continue a leitura e saiba mais!

Defina uma política de segurança no regimento interno

O regimento interno já é um conjunto de normas e diretrizes que devem ser seguidas tanto por profissionais quanto por moradores. Nele, é importante contar com um tópico voltado especialmente para a segurança e o bom funcionamento do espaço, de modo que qualquer pessoa possa consultar suas responsabilidades e direitos, além de ter uma definição clara do papel da gestão para oferecer essa garantia a todos os condôminos.

Por essa razão, é importante definir quais são as diretrizes para a entrada e saída de pessoas, o que os moradores devem notificar, quais são as responsabilidades da portaria, quais documentos é necessário recolher das pessoas que visitam o local, como realizar o registro de visitantes, entre outros pontos.

No regimento, também é importante constar que a portaria nunca deve ficar sozinha. Caso o profissional tenha qualquer necessidade de se deslocar internamente, é necessário contar com o apoio de outra pessoa durante esse período, e esse substituto deve estar ciente de todas as normas para não haver nenhum tipo de incidente.

Trabalhe a conscientização dos moradores

É importante, ainda, trabalhar a conscientização dos moradores no que diz respeito à segurança do local. Afinal, de nada adianta adotar políticas e contar com equipamentos qualificados, se cada um não fizer a sua parte. É preciso levar a mensagem de que a segurança é uma responsabilidade coletiva, não apenas da gestão.

Além disso, a atuação de cada pessoa possibilitará que os profissionais atuantes possam executar as suas funções da melhor forma, uma vez que devem seguir as regras e diretrizes presentes no regimento interno. Essas mesmas regras precisam do apoio dos moradores para uma prática mais adequada.

Dentre as atitudes que as pessoas podem tomar, que garantirão o apoio na segurança do ambiente, destacamos especialmente:

  • ter participação ativa nas assembleias, uma vez que isso contribui para que os moradores entendam os desafios e conheçam detalhes do regimento interno;
  • caso as pessoas tenham o próprio aparelho para abrir portões, evitar acioná-los a uma longa distância;
  • se o condomínio for formado por mais de um bloco, sempre manter as portas de cada prédio fechadas;
  • somente permitir que pessoas conhecidas possam frequentar o espaço e avisar com antecedência se houver qualquer circulação de fornecedores ou entregas.

Tenha uma política de entrada e saída de pessoas

Mencionamos a necessidade de contar com um controle de entrada e saída de pessoas. Porém, é importante contar com uma política própria para isso, de modo que haja o entendimento sobre o papel de cada pessoa no que diz respeito ao controle de visitantes.

Deve-se levar em consideração que a portaria é um dos locais do condomínio em que há maior fluxo de pessoas. Especialmente durante o dia, em períodos específicos (pela parte da manhã ou da tarde, no final do dia, por exemplo), pode ser difícil ter um controle de acesso.

Portanto, é necessário contar com especificações claras, de modo que moradores e profissionais tenham o conhecimento sobre o que deve ser feito em diferentes contextos.

Tenha equipamentos tecnológicos e iluminação adequada

É preciso que a infraestrutura física do condomínio também funcione como uma aliada da segurança dos moradores e de visitantes. Portanto, tenha equipamentos tecnológicos que contribuam parta o controle e o monitoramento mais preciso, além de contar com iluminação adequada em todos os espaços, especialmente em condomínios que tenham mais de um bloco e muitos corredores ao ar livre.

Hoje, existem sensores, alarmes, câmeras, entre outras soluções que podem ser implementadas para garantia da integridade patrimonial e física, bem como melhor monitoramento se houver qualquer eventualidade. Analise o orçamento disponível e busque por materiais que de fato contribuam para o dia a dia de seu espaço.

Avalie a possibilidade de terceirização

Terceirizar a portaria e a segurança de seu condomínio pode trazer muitos diferenciais para a gestão. Destacamos especialmente:

  • maior eficiência operacional — o primeiro tópico que se destaca é a possibilidade de contar com maior eficiência operacional, uma vez que as pessoas terceirizadas são qualificadas principalmente para essa finalidade, entendendo as suas responsabilidades e as boas práticas;
  • mais segurança nas contratações — contratar um profissional é sempre um desafio para a gestão de um síndico. Ao optar pela terceirização, há uma garantia de que aquela pessoa é realmente qualificada, passou por treinamentos e por um fino processo de contratação, de modo a trazer mais credibilidade e segurança para a sua administração;
  • redução de riscos — quando mencionamos a redução de riscos, não estamos nos referindo especificamente aos riscos relacionados à segurança, mas também à gestão de pessoal. Quando você terceiriza, as responsabilidades contratuais e trabalhistas ficam por conta do fornecedor, garantindo maior tranquilidade no que diz respeito ao quadro de colaboradores;
  • oportunidade de focar em outras ações — são muitas as atribuições de um síndico profissional. Quando você terceiriza a portaria e a segurança, naturalmente pode focar em outras atividades que tragam mais efeito prático para o espaço, otimizando o trabalho.

Neste conteúdo, você pôde entender um pouco mais sobre dicas para garantir a segurança em condomínios. Como vimos, a terceirização é uma importante estratégia para que a gestão do espaço possa oferecer mais credibilidade e tranquilidade aos moradores, pois contará com profissionais continuamente qualificados para exercer essa função.

Se você deseja saber um pouco mais sobre como funciona a segurança em condomínios, entre em contato com a gente, converse com nossa equipe e tire suas dúvidas!

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