Previsão orçamentária de condomínio: saiba o que é e como fazer

Realizar uma previsão orçamentária de condomínio deve ser uma das prioridades para qualquer síndico que deseja contar com uma gestão que tenha mais credibilidade e um entendimento mais preciso sobre as contas de sua administração.

Porém, apesar de sua importância, nem todo profissional sabe como aplicar no dia a dia de sua gestão, e também tem dificuldades de entender quais devem ser as melhores práticas para implementar. Afinal, trata-se de uma importante etapa do planejamento financeiro, que deve ser continuada ano a ano para trazer mais transparência aos moradores.

Pensando nisso, elaboramos este material para que você entenda do que se trata e como é possível elaborá-lo. Continue a leitura e saiba mais!

O que é a previsão orçamentária de condomínio?

Primeiro, vamos entender no detalhe sobre o que se trata a previsão orçamentária de condomínio. Trata-se de um estudo sobre o dinheiro arrecadado do condomínio para entender como ele deve ser gasto no próximo ano.

Para isso, o síndico fará uma avaliação sobre arrecadação do ano que começou e uma projeção do período seguinte. Depois, vai identificar quais são os gastos fixos e os variáveis e entender qual é a quantia que pode sobrar dentro dessa arrecadação.

A partir disso, vai aplicar quais seriam as prioridades do espaço, conforme o que for definido em assembleia. Aqui, abordamos sobre a previsão orçamentária ser anual, mas podemos fazer dentro de qualquer período, desde que isso seja regulamentado no regimento interno.

Há a possibilidade, por exemplo, de a previsão orçamentária ser trimestral, apresentada em assembleia e definidas as necessidades da gestão. Independentemente do tempo, é uma importante maneira de o espaço trazer mais transparência para todos os condôminos, contribuindo para mais credibilidade para a gestão de modo geral.

Como fazer a previsão orçamentária do condomínio?

A seguir, selecionamos algumas das principais dicas para fazer a previsão orçamentária do condomínio. Confira!

Tenha um controle das contas a pagar e a receber

Conforme abordamos, para que se faça uma previsão orçamentária, é preciso ter o entendimento sobre como foi a arrecadação de um período anterior. Nesse sentido, assim como em qualquer outro tipo de planejamento financeiro, é necessário que o síndico tenha um controle de todas as contas a pagar e a receber.

Além disso, é preciso selecionar as despesas entre fixas e variáveis. Como o próprio nome já diz, tratam-se daquelas que se alteram ao longo dos meses e aquelas que têm um valor pré-estabelecido.

O pagamento de funcionários é um custo fixo, enquanto a conta de água e luz variável. Mesmo as contas variáveis há a possibilidade de se fazer uma média mensal para um controle mais próximo, permitindo uma projeção mais efetiva.

Conte com um caixa preparado para gastos extras

É importante que o síndico enxergue a gestão de condomínio como uma espécie de gestão de empresa. Gastos extras podem surgir ao longo dos meses, sendo preciso que o caixa esteja preparado para isso.

Portanto, o ideal é que, na cobrança do condomínio, a empresa já tenha estabelecida uma quantia para o fundo de reserva. Ele será utilizado sempre que alguma eventualidade ocorrer.

Pode acontecer, por exemplo, de um telhado se quebrar com a força do vento. Ou, ainda, de precisar dedetizar fora de época todo o espaço. Independentemente de qual seja o imprevisto, se houver fundo de reserva vai ficar muito mais fácil de contornar o problema.

Tenha um planejamento financeiro anual

Independentemente de qual seja o período escolhido pelo síndico para fazer a projeção orçamentária, é importante contar com um planejamento financeiro anual. Entre os diferenciais de contar com essa estratégia, destacamos especialmente:

  • possibilidade de entender quais são os meses de maior gasto (final do ano, por exemplo, é preciso haver o pagamento dos direitos trabalhistas dos condôminos);
  • melhor previsibilidade para decisões estratégicas (caso haja a necessidade de qualquer tipo de obra);
  • redução de custos, uma vez que a gestão vai identificar períodos de maior gasto e fazer uma projeção mais detalhada sobre alguns fornecedores (possibilitando a troca caso seja necessário);
  • oportunidade de contar com um caixa sadio, entre outros.

Para um planejamento financeiro realmente eficaz, o passo anterior apresentado por nós é o primeiro passo. A partir do momento em que há o entendimento sobre as contas a pagar e a receber, fica mais fácil entender como é possível projetar o próximo ano.

Além disso, é preciso que tudo esteja previsto dentro desse orçamento, de modo que reduzam os riscos de haver qualquer tipo de surpresa.

Ter metas bem definidas também é importante para a gestão de um condomínio. Se ele conta com dívidas, por exemplo, uma boa meta é a de quitá-las antes do período de 12 meses, o que contribuiria para que novos projetos fossem apresentados em assembleia e futuramente implementados.

Tenha atenção quanto aos inadimplentes

Em um condomínio, um dos principais desafios de qualquer gestão é em relação aos inadimplentes. Portanto, caso perceba que esse número está aumentando, é preciso traçar uma estratégia que contribua para as pessoas quitarem suas dívidas e paguem em dia.

Caso contrário, todo o planejamento pode ir “por água abaixo”, uma vez que o controle de contas a receber ficará defasado. Por isso, sempre que perceber que determinado morador está atrasado e acumulando prestações, é necessário ter um plano de ação:

  • como deve ser a cobrança;
  • quando a inadimplência se torna preocupante;
  • como isso afeta a gestão do condomínio, entre outros pontos.

Assim, além de você contar com todas as contas a receber em dia, também pode firmar um melhor relacionamento com os moradores, traço essencial para que os projetos possam ser executados e aprovados nas assembleias.

Neste material, você pôde entender um pouco mais sobre a previsão orçamentária do condomínio. Como vimos, trata-se de um plano essencial para a sua gestão ter mais transparência e credibilidade.

Além desse ponto, também indicamos entender quais são os fornecedores contratados, quais são as possibilidades de terceirização, entre outras medidas que contribuam para uma gestão mais eficaz.

Se gostou deste material e deseja entender também sobre cota condominial, é só continuar no blog e acompanhar outro dos nossos conteúdo!

Compartilhe:
chat on-line
Olá, tudo bem?

Como posso te ajudar?

chat on-line
pt_BRPortuguese