4 principais técnicas de manutenção preditiva

Em um negócio, existe a necessidade de considerar estratégias que minimizem impactos nos mais diferentes setores. Conhecer as técnicas de manutenção preditiva, por exemplo, contribuirá para a empresa antecipar falhas.

Desse modo será possível agir proativamente para não haver nenhum tipo de dano à produção e nem tenha a necessidade de interromper o trabalho da equipe devido aos gargalos das máquinas e demais equipamentos.

Por essa razão, conhecer quais são essas técnicas, possibilitará que o negócio possa se destacar competitivamente, atender aos prazos dos clientes e ainda garantir a produtividade da equipe. A seguir, a gente explica quais são elas. Confira!

O que é manutenção preditiva?

Primeiro, é importante a gente entender no detalhe sobre o que se trata a manutenção preditiva e a sua importância em uma empresa. Conforme abordamos, trata-se de um método de manutenção cujo intuito é antecipar falhas e, consequentemente, garantir maior vida útil para uma máquina ou um equipamento da sua linha de produção.

Para que isso ocorra efetivamente, existe a necessidade de haver um monitoramento contínuo de todo o seu sistema, com um cronograma pré-estabelecido e elaboração de relatórios que ressaltam sobre as características de cada máquina.

Dessa forma, trata-se de um método de manutenção baseado na confiabilidade e na condição da máquina para a operação, prevenindo danos já abordados e garantindo que toda a produção continue operando em diferentes circunstâncias.

Quais são as técnicas de manutenção preditiva? Confira alguns exemplos!

Agora que você já sabe do que se trata a manutenção preditiva e entende sobre o seu objetivo em uma empresa, apresentaremos técnicas que podem ser implementadas em seu negócio. Confira!

1. Análise de vibrações

A primeira técnica que pode ser mencionada é a análise de vibrações. Por meio dessa estratégia, a equipe tem a oportunidade de verificar a frequência dos sistemas rotativos de maquinários a partir de equipamentos próprios para isso, como sensores. Dessa forma, há a possibilidade de identificar se está em pleno funcionamento ou não, e se está operando com a sua máxima capacidade.

Se as vibrações estiverem fora do padrão considerado ideal, a equipe pode traçar um plano de análise mais aprofundado daquele equipamento, com o intuito de identificar se realmente tem algum problema e providenciar melhorias.

2. Monitoramento de ruídos

Máquinas produzem uma ampla variedade de sons. Se estiverem com qualquer tipo de falha ou não estiverem operando com a capacidade que seria a ideal para a linha de produção, esses sons terão um comportamento também diferente.

Dessa forma, por meio do nível dos ruídos que os equipamentos emitem, há a possibilidade de identificar se todos os componentes estão em pleno funcionamento ou se existe alguma falha que precisa ser identificada e corrigida.

Além disso, destaca-se que, com a tecnologia já desenvolvida para o setor industrial em suas mais diferentes etapas, há a possibilidade de avaliar componentes ultrassônicos, que são direcionais.

Também há outro tipo de equipamento que pode ser utilizado para essa técnica de manutenção preditiva, o estetoscópio eletrônico. A partir dele, a equipe pode detectar e rastrear ruídos que não sejam comuns, de modo que, após analisado, há a possibilidade de se realizar a manutenção corretiva.

3. Análise de trincas

Como o próprio nome já diz, a técnica de análise de trincas permite identificar se existe qualquer tipo de fissura na estrutura metálica de uma máquina.

Deve-se considerar que, quando há qualquer tipo de defeito em superfícies feitas desse material, pode haver ruptura no campo magnético. Com isso, caso seja identificado com uma manutenção periódica, é possível prever falhas com muita antecedência e corrigi-las sem que isso tenha qualquer tipo de impacto ao negócio e à produtividade de profissionais.

4. Análise do óleo

Outra técnica comum de manutenção preditiva é a análise de óleo. Trata-se de um tipo de ação adotada pelas equipes que não é invasiva para a máquina, consistindo em basicamente fazer uma avaliação dos fluidos presentes nos óleos dos equipamentos.

Assim, caso haja algum tipo de corrosão ou desgaste dos metais de um equipamento, alguns componentes estarão presentes nesse material, o que permite ao time identificar o tempo ideal de troca de algumas peças e entender onde está o gargalo.

Entre as possibilidades que essa análise traz, destaca-se especialmente a oportunidade de encontrar problemas com contaminação, qualquer tipo de falha em engrenamentos, desalinhamentos do maquinário, oxidação do material, bem como desgaste dos componentes mecânicos.

Qual a diferença entre a manutenção preventiva e a manutenção preditiva?

Uma dúvida comum entre as equipes está na diferença existente entre a manutenção preventiva e a manutenção preditiva. O que destaca ambas é a frequência das revisões e também o objetivo de cada uma delas.

Na manutenção preventiva, o intuito da equipe é realizar um reparo seguindo um plano de trabalho com alguns critérios técnicos definidos, conforme as particularidades do equipamento e com as necessidades da empresa.

Na manutenção preditiva, que também é conhecida como manutenção baseada em condições, o objetivo, como vimos, é o de antecipar falhas, de modo que haja manutenção corretiva para evitar que haja interrupção da linha de produção.

Como melhorar a eficiência com técnicas de manutenção preditiva?

Para melhorar a eficiência com técnicas de manutenção preditiva, alguns critérios devem ser observados. Entre eles, destacamos especialmente:

  • identificar quais são os problemas mais comuns de manutenção e ter um plano para minimizá-los;
  • analisar quais são as causas desse problema e trabalhar para reduzir na raiz;
  • ter relatórios de diagnósticos de todos os equipamentos;
  • fazer uma análise contínua dos dados coletados;
  • elaborar planos de contingência para situações imprevistas;
  • revisar periodicamente e atualizar o plano de manutenção conforme as necessidades.

Neste material, você pôde entender o que são as técnicas de manutenção preditiva, quais são os seus objetivos, além de conferir alguns exemplos práticos que podem ser utilizados.

Como vimos, trata-se de uma ação que deve ser considerado em sua empresa pela eficiência gerada e pela possibilidade de antecipar falhas. Assim, os ganhos podem ser observados tanto na produtividade quanto na redução de custos.

Se você também deseja entender sobre como elaborar um backlog de manutenção, continue no blog e acompanhe outro conteúdo que elaboramos!

Compartilhe:
chat on-line
Olá, tudo bem?

Como posso te ajudar?

chat on-line
pt_BRPortuguese