Como fazer a gestão de segurança na empresa de forma eficaz? Confira

Fazer uma gestão de segurança eficaz é uma ação indispensável em qualquer empresa. Afinal, a falta de medidas preventivas pode gerar acidentes graves, prejuízos financeiros e até mesmo colocar a vida dos trabalhadores em risco.

Aliás, zelar pela segurança dos colaboradores é também uma obrigação legal. Além disso, cuidar do bem-estar da equipe é uma forma de mantê-la motivada e com bom desempenho, que impactarão diretamente nos resultados da sua empresa.

Quer saber mais sobre o assunto? Então, acompanhe a leitura para entender a importância da gestão de segurança do trabalho e confira as práticas mais importantes para o seu negócio.

O que é gestão de segurança?

Trata-se de um conjunto de práticas que medidas adotadas por uma empresa para proteger a saúde e a segurança dos trabalhadores em um ambiente de trabalho.

Isso inclui a identificação e avaliação dos riscos associados a uma determinada atividade, o desenvolvimento de procedimentos e políticas de segurança, a implementação de medidas preventivas e a realização de treinamentos para garantir que os trabalhadores estejam cientes dos riscos e saibam como trabalhar com segurança.

Desse modo, a gestão de segurança do trabalho é fundamental para garantir que a equipe possa realizar suas atividades seguramente, minimizando acidentes e doenças ocupacionais e protegendo a integridade física e mental dos trabalhadores.

Por que investir em gestão de segurança do trabalho?

Como já comentamos no início, além de ser uma obrigação legal, fazer uma boa gestão de segurança do trabalho traz uma série de benefícios à empresa. As principais são:

  • redução de acidentes e doenças ocupacionais — a implementação de medidas preventivas e o treinamento adequado dos trabalhadores reduzem a ocorrência de acidentes e doenças ocupacionais, aumentando a produtividade e reduzindo os custos com tratamentos médicos e afastamentos;
  • melhoria do clima organizacional — quando os trabalhadores percebem que a empresa se preocupa com a sua saúde e segurança, o clima organizacional melhora, o que pode aumentar a motivação e a satisfação no trabalho;
  • aumento da competitividade — empresas que fazem uma boa gestão de segurança tendem a ser mais competitivas, já que têm menos riscos de acidentes e doenças ocupacionais, e isso pode ser um diferencial em relação aos concorrentes;
  • redução de custos — a redução de acidentes e doenças ocupacionais diminui os custos com tratamentos médicos, afastamentos, indenizações, entre outros, gerando uma economia significativa para a empresa;
  • atendimento às normas regulamentadoras — a segurança do trabalho é exigida por diversas normas regulamentadoras, e investir nessa área garante que a empresa esteja conforme a legislação, evitando multas e demais penalidades;
  • preservação da imagem da empresa — empresas que se preocupam com a saúde e segurança dos trabalhadores têm uma imagem mais positiva perante a sociedade, contribuindo para a fidelização de clientes e atração de novos talentos.

Como fazer uma boa gestão de segurança?

Para realizar uma gestão eficaz de segurança no trabalho é preciso implementar algumas medidas na empresa. A seguir, saiba quais são as mais importantes.

Forme uma CIPA

O primeiro passo é formar uma CIPA, ou seja, Comissão Interna de Prevenção de Acidentes. Trata-se de uma equipe que deve ser formada por representantes da empresa e funcionários, cujo objetivo é fazer reuniões para debater situações de riscos e apontar possíveis soluções para cada caso.

Conheça as normas regulamentadoras

As normas regulamentadoras (ou NR) foram criadas em 1978 para padronizar métodos e criar regras para a prevenção de acidentes em empresas. Atualmente, há 35 normas e envolvem todos os tipos de atividades realizados em uma organização. Desse modo, é fundamental conhecer aquelas que dizem respeito ao seu setor.

Identifique os riscos

Em seguida, é preciso identificar os riscos presentes no ambiente de trabalho. Para isso, é necessário fazer uma análise completa do local, considerando aspectos como a presença de produtos químicos, equipamentos de trabalho, estrutura física do ambiente, entre outros pontos.

Com base nessas informações, é possível identificar quais são os principais riscos presentes e adotar medidas preventivas para evitá-los. Por exemplo, se há risco de incêndio, é necessário garantir a presença de extintores de incêndio e realizar treinamentos periódicos para os colaboradores.

Crie um PPRA

PPRA é a sigla para Programa de Prevenção de Riscos Ambientais e consiste em um conjunto de medidas e procedimentos destinados a preservar a saúde e a integridade física dos trabalhadores, por meio da antecipação, identificação, análise e controle dos riscos ambientais presentes nos locais de trabalho.

Vale lembrar que todas as empresas com trabalhadores regidos pela Consolidação das Leis do Trabalho são obrigadas a ter um PPRA e ele deve ser elaborado por profissionais especializados em segurança do trabalho.

Elabore um PCMSO

O Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional é uma série da ações que visam preservar a saúde e a integridade física dos trabalhadores, por meio da prevenção, detecção e controle de doenças relacionadas ao trabalho.

Da mesma forma que ocorre com o PPRA, o PMCSO também é obrigatório para empresas com colaboradores regidos pela CLT. O programa inclui a realização de exames médicos admissionais, periódicos, de retorno ao trabalho e demissionais, além de exames complementares, como audiometria, espirometria, eletrocardiograma, entre outros.

Forneça EPI

Os Equipamentos de Proteção Individual se referem a acessórios de uso individual com a finalidade de proteger os funcionários contra acidentes de trabalho. Assim, os EPIs devem ser fornecidos pela empresa. Alguns exemplos são:

  • luvas;
  • óculos de proteção;
  • cinto de segurança;
  • abafador de som;
  • protetor auricular;
  • capacete.

Realize inspeções regulares

Por mais que sejam adotadas medidas preventivas, é importante realizar inspeções regulares para garantir que todas as diretrizes estão sendo cumpridas corretamente. Dessa maneira, as inspeções devem ser feitas por profissionais capacitados e devem incluir uma análise de todos os aspectos relacionados à segurança do trabalho.

Com base nas informações obtidas durante essas inspeções, é possível identificar possíveis falhas e adotar medidas corretivas para evitar acidentes.

Portanto, a gestão de segurança do trabalho é uma prática fundamental para garantir a integridade física e melhorar o bem-estar dos colaboradores no ambiente de trabalho. Por isso, não deixe de implementar as práticas que mencionamos ao longo do post. Desse modo, você conseguirá preservar a segurança da equipe e, ainda, impulsionar os resultados da sua empresa.

Quer saber mais sobre o assunto? Então, não deixe de conferir o que é e qual a importância do mapeamento de riscos.

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