Inspeção predial: confira qual a sua importância!

Um aspecto essencial de todo síndico ter o entendimento é a inspeção predial. Trata-se de um procedimento comum realizado nos condomínios cujo objetivo é o de identificar quais são as condições da edificação ou do conjunto de prédios, para casos onde há mais de um bloco.

Entre os aspectos a serem analisados, destacamos a segurança do edifício, a sua conservação, quais são as condições técnicas, se há necessidade de reparação, entre outros pontos.

Se você deseja saber um pouco mais sobre o assunto, produzimos este material para que você entenda sobre a importância e como realizar a inspeção predial. Continue a leitura e saiba mais!

Qual a importância de realizar a inspeção predial?

Inicialmente, vamos destacar qual é a importância de realizar a inspeção predial. A seguir, trouxemos alguns tópicos que comprovam essa necessidade. Entenda!

Manter o condomínio conforme a lei

O primeiro ponto que se destaca é que o espaço vai estar de acordo com a legislação. Desde maio de 2020, há em vigor a Norma Técnica ABNT NBR 16747, que destaca como devem ser feitos os relatórios de inspeção predial e a torna obrigatória.

O síndico, nesse cenário, atua como a pessoa responsável a fazer a contratação da empresa que fará a inspeção predial. Nesse sentido, é essa figura que entenderá quando foi feita a última inspeção, qual foi o relatório gerado, quais foram as necessidades identificadas e quando foram feitas, entre outros pontos.

Mais credibilidade para a gestão

Nesse sentido, quando o profissional age conforme a lei e realiza os procedimentos necessários para garantir a segurança e a conservação do espaço, a gestão é vista com mais credibilidade.

Esse tópico é essencial quando pensamos na necessidade de manter um bom relacionamento com os moradores. Afinal, a administração não é feita sozinha, mas sim em conjunto com todos os moradores.

Em assembleia, as propostas são apresentadas, sendo necessário a aprovação da maioria para as estratégias saírem do papel. A partir do momento que o síndico é bem-visto pelos condôminos, há a possibilidade de realizar procedimentos necessários e aplicações importantes para o espaço, uma vez que as pessoas terão a confiança e votarão a favor.

Contribui para a prevenção de acidentes

Quando há inspeção predial, aspectos necessários de manutenção são apontados e corrigidos, contribuindo diretamente para a prevenção de acidentes. Inclusive, esse pode ser considerado um dos principais objetivos de realizar essa inspeção, uma vez que contribui para corrigir falhas e garantir que tudo o que foi apontado no laudo de inspeção seja considerado nas obras realizadas.

Esse laudo, inclusive, vai identificar qualquer tipo de fissura, trincas e vazamentos que ocorrem no edifício ou nos blocos, de modo que a gestão tenha um foco maior nas prioridades necessárias de investimento para o próximo período.

Possibilita a manutenção das instalações

Um dos desafios de uma gestão de um síndico é contornar as eventualidades que possam ocorrer. Se a projeção orçamentária não considerar imprevistos, e consequentemente houver a necessidade de uma obra mais urgente, isso impacta em todo o caixa e na arrecadação, o que deixará o condomínio financeiramente instável.

No entanto, quando há inspeção e manutenção contínuas, as chances de isso acontecer reduzem consideravelmente. Afinal, vai haver planejamento de manutenção por parte do síndico, o que vai levar a priorização necessária, cronogramas etc.

No momento em que o síndico realizar a prestação de contas e balancetes em assembleia, também é mais um aliado para trazer mais transparência a todos os moradores. Por meio do laudo de inspeção, o profissional apresentará por que determinada obra foi priorizada, quais eram os riscos, entre outros pontos.

Valoriza o/s imóvel/is

Por fim, destaca-se que há uma valorização do imóvel ou dos prédios (em casos de mais de um bloco). Afinal, todas as instalações serão revistas periodicamente, há um cronograma de obras necessárias e uma priorização, além de entender quais são as necessidades estruturais de todo o espaço.

Com isso, até mesmo os apartamentos ficam mais valorizados. De nada adianta contar com uma ótima localização e uma estrutura de apartamento perfeita se o prédio estiver em más condições. Dificulta até mesmo para a locação, no caso dos proprietários que tenham esse interesse.

Como fazer a inspeção predial?

Agora que você já entendeu quais são os principais pontos relacionados à importância da inspeção predial, chegou o momento de entendermos como ela deve ser feita.

Entenda os aspectos importantes da lei

Conforme abordamos, a inspeção predial é uma obrigação prevista em lei. Porém, a periodicidade na qual ela deve ser feita vai alterar conforme as particularidades de seu condomínio. Nesse sentido, vai depender do tempo da edificação.

Espaços de até 10 anos, o ideal é que a inspeção seja feita a cada 3 anos. Em espaços que tenham de 10 a 20 anos, a inspeção deve ser a cada 2 anos no máximo. Em edifícios acima de 20 anos, a inspeção deve ser anual, uma vez que as chances de problemas estruturais aumentam consideravelmente.

Conte com profissionais capacitados

Destaca-se, ainda, a necessidade de contar com profissionais capacitados para realizar a inspeção predial. Como afirmamos, vai haver a emissão de um laudo no qual trará as prioridades a serem consideradas no que diz respeito às obras necessárias, uma vez que aspectos de fissura, vazamento etc. serão considerados e constarão nesse relatório.

Nesse sentido, somente uma pessoa capacitada e com experiência e estudo na área tem condições de fazer essa avaliação. O ideal é que o síndico busque por empresas ou pessoas reconhecidas no mercado, peça referências e avalie quais são os comentários sobre essa pessoa/empresa nas redes sociais. Assim, a efetividade da escolha é certa.

Neste material, você pôde entender um pouco mais sobre o que é inspeção predial, quais são os seus diferenciais, além de conferir como ela deve ser feita. Como vimos, trata-se de algo previsto em lei, além de garantir outros diferenciais para a gestão como um todo.

Se você gostou deste material, continue no blog e entenda também sobre cota condominial!

Compartilhe:
chat on-line
Olá, tudo bem?

Como posso te ajudar?

chat on-line
pt_BRPortuguese