Como criar uma rede de fornecedores para condomínio?

Uma boa rede de fornecedores de produtos e serviços para o condomínio é um grande facilitador para o síndico e o andamento de sua gestão. Na verdade, permite agilidade, economia e maior satisfação com os resultados, o que costuma trazer o reconhecimento dos condôminos.

Mas, uma rede deve ser construída por meio de iniciativas conduzidas inicialmente pelo síndico e auxiliada pelos próprios condôminos que ele conseguir sensibilizar. Os resultados são vantajosos para todos e se trata de uma empreitada que vale a pena abraçar.

Quer saber mais? Continue a leitura e saiba como criar uma rede de fornecedores para condomínio.

Por que contar com uma rede de fornecedores para o condomínio?

Os produtos e os serviços (uma simples jardinagem) prestados em um condomínio podem alcançar muitas pessoas ao mesmo tempo, e deixar impressões. Só por isso, já sinalizam a importância de uma boa rede de fornecedores que sejam conhecidos e de confiança, para uma adequada e segura gestão do síndico.

Certamente, você não deseja ficar fazendo experiências com fornecedores, para não ter surpresas desagradáveis que poderiam refletir na qualidade de sua gestão. Dessa forma, contar com uma rede de fornecedores estáveis, capazes de construir uma parceria de fato, é o melhor caminho.

Afinal, conquistar a satisfação dos condôminos com a entrega de bons serviços e produtos de qualidade é um grande resultado. Melhor ainda, se financeiramente for um bom negócio para o condomínio. Com isso, a prestação de contas sempre acenará positivamente e o seu trabalho será bem-visto.

Então, você já sabe da importância de construir uma rede de fornecedores para atender às necessidades do condomínio, principalmente no caso de terceirizados de atuação rotineira. Como montar essa rede, você verá agora. Acompanhe!

Como criar uma rede de fornecedores?

Não espere simplesmente o tempo passar para, então, fazer uma lista de fornecedores, colecionando experiências de quem passou pelo condomínio prestando serviços ou fornecendo materiais. Você não vai poder concluir que tem uma rede a partir desses dados. Não se trata disso!

Uma rede de fornecedores é um elenco de diferentes parceiros que colaboram com o condomínio e com o seu gerenciamento, por meio de produtos e serviços de qualidade. Além disso, prestam um bom atendimento, entregam com presteza e a um preço, pelo menos, razoável.

Para construir essa rede, é preciso que você tome algumas providências e tenha algumas iniciativas indispensáveis, mas que podem dar um grande resultado. Veja a seguir quais são as principais.

Conheça os fornecedores principais

Se você considerar que os fornecedores com quem negocia podem afetar a vida de centenas de condôminos, com certeza vai desejar estar seguro de cada um deles. Assim, procure conhecê-los com uma visita ao estabelecimento comercial de cada um, tão logo seja possível.

Uma visita a um fornecedor pode ser bastante reveladora da forma como ele e sua equipe trabalham e dos valores que realmente praticam. Esse conhecimento direto do fornecedor é importante e faz diferença. Afinal, você vai levá-lo para dentro do seu condomínio para atender a alguma demanda.

Avalie todo o conjunto de características

Uma análise do conjunto da obra, ou seja, de todas as características de cada um dos futuros parceiros, é indispensável para conhecer mais precisamente quem faz parte de sua rede. Assim, faça uma avaliação considerando aspectos como:

  • qualidade do serviço que presta ou do produto fornece;
  • qualificação no mercado (como é visto por seus outros clientes);
  • presteza no atendimento;
  • regularidade fiscal de seus produtos e do próprio fornecedor;
  • responsabilidade socioambiental;
  • preço cobrado (avaliação dos orçamentos apresentados).

Crie um padrão de contratação

Como o condomínio normalmente opera com diversos fornecedores, adote uma relação de critérios de modo a constituir o seu padrão de contratação. Ao construir sua rede, considere aqueles que atendam a esse padrão em, pelo menos, a maioria dos quesitos relacionados.

Considere, por exemplo, os seguintes aspectos, entre outros, que você irá abordar segundo as necessidades que precisar atender com o fornecedor avaliado:

  • profissional autônomo;
  • empresa constituída;
  • orçamento adequado;
  • proximidade do condomínio;
  • assistência técnica autorizada;
  • situação fiscal regular;
  • portfólio satisfatório;
  • comunicação fácil;
  • boa apresentação.

Consulte outros condomínios

Em tudo, cabe aquele princípio universal de que não é preciso inventar a roda. Portanto, procure contatar quem já passou pela mesma experiência, ou seja, consulte outros condomínios a respeito dos melhores fornecedores com quem operam.

Da mesma forma, você também poderá fazer indicações ou dar boas referências de empresas e profissionais pelos quais vale a pena a citação. Esse intercâmbio pode ser de grande valia para todos os gestores e resultar em bons acréscimos à sua rede e às dos demais.

Use a tecnologia a seu favor

Com a disponibilidade da tecnologia para condomínios e a facilidade de comunicação atual, a formação de bancos de dados e o registro de referências, ficou muito mais fácil avaliar fornecedores. Para isso, basta uma conexão com a internet e iniciar uma pesquisa dirigida.

Usando o nome da empresa, CNPJ, segmento de atuação ou outros aspectos pertinentes, você rapidamente consegue ter uma visão da realidade de determinado fornecedor no mercado. E não deixe de verificar em sites como o Reclame Aqui e similares que apontam a insatisfação dos clientes.

O que é preciso para montar uma rede de fornecedores?

Como você viu antes, sua rede de fornecedores é montada a partir das iniciativas tomadas nesse sentido, o que significa adotar as recomendações anteriormente apontadas. Para esse fim, você deve se organizar e se planejar com vistas a poder conduzir cada iniciativa pelo número de vezes que for necessário.

Se o seu condomínio contar com um Conselho Consultivo, solicitar sua ajuda pode ser um bom auxílio. Além disso, conte com os condôminos e peça a eles indicações e referências que podem adiantar o seu cronograma.

Por sua vez, conte com um parceiro experiente na gestão de condomínios e consulte-o sobre os melhores fornecedores. Ele poderá indicar os caminhos mais precisos e trazer boas indicações.

Como você pôde ver, construir uma rede de fornecedores é um trabalho que mostra os seus resultados no dia a dia, progressivamente, à medida que você vai observando, obtendo informações e compilando o que lhe chega. Requer um planejamento para coordenar as ações e, sobretudo, reunir as informações que serão consolidadas em uma rede.

Agora que você viu como montar uma rede de fornecedores, que tal conhecer a importância e saber fazer o balancete do condomínio?

Compartilhe:
chat on-line
Olá, tudo bem?

Como posso te ajudar?

chat on-line
pt_BRPortuguese