Controle de acesso: como escolher qual o melhor?

A segurança é uma das principais preocupações dos moradores em condomínios residenciais. E um dos elementos-chave para isso é a escolha do sistema de controle de acesso, que garante a proteção dos moradores e funcionários.

Além disso, um bom sistema traz benefícios como praticidade, comodidade e, ainda, valorização do empreendimento. No entanto, com tantos modelos disponíveis, é normal o síndico ter dúvidas na hora de escolher.

Por esse motivo, neste artigo, listamos os principais pontos que devem ser observados para não errar na escolha. Acompanhe o post e saiba quais são eles.

O que é e para que serve controle de acesso em condomínio?

Controle de acesso em condomínio são sistemas utilizados para controlar a entrada e saída de pessoas, veículos e objetos no empreendimento. Ele pode ser utilizado de diversas maneiras, como portaria física ou algum tipo de sistema que envolva tecnologia, como leitores de cartões, biometrias, portaria remota, entre outras.

O objetivo é garantir a segurança dos moradores, visitantes e funcionários do condomínio, impedindo a entrada de pessoas não autorizadas e protegendo o patrimônio. Além disso, o controle de acesso também ajuda a monitorar o fluxo de pessoas e veículos, identificar possíveis problemas de segurança e gerar relatórios de acesso para análise.

Quais os benefícios de contar com um controle de acesso?

Implementar um bom sistema de controle de acesso traz uma série de benefícios. Os principais são:

  • maior segurança — o controle permite restringir o acesso de pessoas não autorizadas no condomínio, aumentando a segurança dos moradores e do patrimônio;
  • controle de entrada e saída de visitantes — o sistema permite registrar a entrada e saída dos visitantes, identificando quem está dentro do condomínio, facilitando a identificação no caso de possíveis problemas;
  • registro de acesso — é possível registrar quem entrou e saiu do condomínio em determinada data e horário, ajudando a manter um registro preciso dos eventos e contribuindo para a segurança;
  • redução de custos — um bom sistema de controle de acesso pode ajudar a reduzir os custos com segurança, já que não será necessário contratar tantos seguranças para monitorar a entrada do condomínio;
  • conforto e praticidade — outra vantagem é que os moradores podem entrar e sair do condomínio com mais facilidade e rapidez;
  • monitoramento remoto — alguns sistemas permitem o monitoramento remoto, possibilitando que os moradores acompanhem a entrada e saída de visitantes ou prestadores de serviços de qualquer lugar, por meio de aplicativos ou sistemas online;
  • maior valorização do imóvel — contar com um bom sistema de controle de acesso ajuda a valorizar o imóvel, já que é um fator importante na escolha de um lugar para morar.

Quais são os principais tipos de controle de acesso?

Há diversas formas de controlar o acesso de pessoas, veículos e objetos em um condomínio. As principais são:

  • cartões magnéticos ou tags que o morador recebe, bastando aproximá-los ao sensor para ter acesso ao condomínio;
  • senha, que o morador deve digitar no painel instalado na entrada;
  • reconhecimento facial;
  • biometria da impressão digital, que deverá ser cadastrada;
  • LPR ou reconhecimento de placa, utilizado para a entrada de veículos;
  • tag veicular, que é um sensor fixado no carro. Uma antena ou sensor é fixado na entrada de veículos e, quando ele se aproxima, o acesso é liberado automaticamente;
  • portaria virtual, que é um sistema que trabalha de forma remota com profissionais de segurança.

É importante ressaltar que, dependendo das necessidades do condomínio, pode ser necessário utilizar mais de um tipo de controle de acesso para garantir de fato a segurança dos moradores e funcionários.

Como escolher o melhor tipo de controle de acesso para um condomínio?

Como mencionamos, diante de tantas opções de sistemas de controle de acesso, os síndicos costumam ficar em dúvida na hora de escolher o melhor para o seu condomínio.

Para não ter erro, é preciso levar em consideração uma série de fatores. A seguir, confira quais são eles.

Nível de segurança necessário

O passo mais importante na hora de elaborar o seu projeto de segurança ou de controle de acesso é levantar as necessidades do condomínio. Assim, o nível de segurança necessário se refere ao grau de proteção que o local precisa ter para garantir a segurança dos moradores e funcionários.

Para isso, leve em consideração pontos como a localização, índice de criminalidade na região, histórico de segurança, quantidade de moradores, fluxo de pessoas, entre outros pontos. Em seguida, levante os pontos críticos para entender quais e quantos tipos de controle de acesso serão necessários.

Facilidade de uso

Esse é um fator crucial na escolha do tipo de controle de acesso. Afinal, um sistema complicado ou difícil de usar pode gerar incômodo para os moradores e visitantes, tornando o processo de entrada e saída estressante. Além disso, pode causar falhas na segurança.

Por isso, é importante escolher um sistema que seja intuitivo e fácil de usar. Um controle de acesso por senha, por exemplo, pode ser facilmente utilizado pelos moradores que precisam acessar o condomínio, desde que senha seja fácil de ser lembrada.

Já para os visitantes, um controle de acesso por interfone ou portaria virtual pode ser mais prático.

Integração com outros sistemas

A possibilidade de integração com outros sistemas ou equipamentos, como câmeras e alarmes, aumenta significativamente a eficácia e a segurança do controle de acesso.

Por exemplo, se o sistema de controle de acesso estiver integrado com alarmes, é possível alertar a equipe de segurança em caso de tentativas de invasão ou entrada não autorizada.

Escalabilidade

É importante verificar também se o sistema escolhido permite ser melhorado ou aumentado em caso de mudanças da demanda do condomínio.

Afinal, as necessidades mudam, bem como a tecnologia está em constante avanço, oferecendo sistemas cada vez mais completos. Então, observe se o sistema pode ser atualizado sem a necessidade de troca de todos os equipamentos que o compõem.

Manutenção e suporte

Outro ponto essencial na hora de escolher o tipo de controle de acesso é a manutenção e suporte. Apesar de o sistema ser projetado para ser confiável e durável, é necessário garantir que ele esteja sempre funcionando perfeitamente para garantir a segurança do condomínio.

Assim, a manutenção e o suporte devem ser feitos periodicamente e sempre que houver necessidade. Isso deve incluir a atualização do software para assegurar que o sistema esteja sempre protegido contra possíveis vulnerabilidades.

Portanto, o controle de acesso é uma ferramenta indispensável para garantir a segurança dos moradores e funcionários de um condomínio. Desse modo, a escolha envolve diversos fatores que devem ser cuidadosamente considerados. Por isso, não deixe de analisar os pontos que listamos ao longo deste post.

Quer saber mais sobre o assunto? Então aproveite para conferir 6 dicas para garantir a segurança condominial no período de férias!

Compartilhe:
chat on-line
Olá, tudo bem?

Como posso te ajudar?

chat on-line
pt_BRPortuguese