Programa de segurança: quais as principais características e exemplos

Independentemente do nicho de atuação de seu negócio, a lei exige que as empresas, públicas e privadas, estabeleçam um programa de segurança para garantir a integridade física dos profissionais, bem como contribuir para que eles possam exercer seus papéis com mais produtividade e com os equipamentos certos.

Nesse sentido, ter o conhecimento sobre quais são esses programas, a importância de adotá-los e como implementá-los deve ser uma das prioridades, uma vez que, além de proteger colaboradores, também contribui para que o negócio esteja de acordo com as normas e diretrizes.

Neste material, a gente explica mais detalhes sobre o assunto. Continue a leitura e saiba mais!

Qual a importância de estabelecer uma cultura de segurança na empresa

Antes de mais nada, é importante termos o conhecimento sobre a importância de estabelecer a cultura de segurança na empresa. Dentre os principais diferenciais que podem ser observados, destacamos especialmente:

  • redução de acidentes — um dos diferenciais mais importantes de contar com um programa de segurança na empresa está relacionado à redução de acidentes, uma vez que o negócio mapeia os riscos, identifica os equipamentos de proteção individual necessários, além de cuidar dos maquinários e demais ferramentas da empresa para preservar os colaboradores;
  • reforço na confiança — se a empresa conta com um programa de segurança bem detalhado, naturalmente os colaboradores terão reforço na confiança com o empreendimento, aumentando a sua motivação e garantindo a execução do trabalho de forma mais efetiva;
  • aumento da produtividade — consequentemente, observamos aumento da produtividade. Se os profissionais confiam no negócio e entendem que ele preza pela saúde e bem-estar da equipe, naturalmente tendem a ser mais efetivos em suas funções;
  • redução de custos — quando abordamos a redução de custos proporcionada pelo programa de segurança, destacamos dois pontos específicos: a redução de riscos trabalhistas e a proteção contra acidentes, o que consequentemente evita a necessidade de afastar profissionais de suas funções e de contratar outros de forma temporária.

Quais os programas de segurança obrigatórios por lei?

Existem programas de segurança obrigatórios por lei e que devem ser implementados em um negócio conforme as necessidades e particularidades da empresa. A seguir, a gente explica alguns deles. Confira!

Programa de gerenciamento de riscos

O programa de gerenciamento de riscos é um estudo elaborado pelo seu negócio para identificar quais são os riscos existentes na empresa e traçar um plano de ação para evitar que qualquer tipo de acidente possa ocorrer.

Vinculado à Norma Regulamentadora NR-01, tem como objetivo realizar o gerenciamento de riscos ocupacionais, de modo que a empresa atue como uma aliada dos profissionais para evitar acidentes e também a coloca como responsável para colocar em prática todas as obrigatoriedades previstas na Norma.

Trata-se de um programa obrigatório para qualquer tipo de empresa, independentemente do nicho de atuação. Inclusive, até mesmo condomínios precisam contar com um, de modo a identificar as particularidades de seu espaço e traçar estratégias efetivas.

Laudo Técnico das Condições de Trabalho

O Laudo Técnico das Condições do Ambiente de Trabalho (LTCAT) é um documento exigido pelo INSS para comprovar se o profissional esteve ou não em contato com agentes nocivos à sua saúde. Caso haja essa comprovação, ele tem direito a uma aposentadoria especial.

Trata-se de um documento que também deve ser emitido por todas as empresas, sendo regulamentado pela previdência social. Esse item deve ser feito por um engenheiro de segurança ou por um médico do trabalho, os únicos profissionais que podem fazer a emissão.

Comissão Interna de Prevenção de Acidentes

A Comissão Interna de Prevenção de Acidentes, conhecida popularmente como CIPA, é um programa de segurança comum em qualquer instituição, pública ou privada. O seu objetivo, como o próprio nome já diz, é garantir que haja medidas cabíveis de acordo com as particularidades do negócio para evitar acidentes ou doenças laborais.

Muitas vezes, há o engano, por exemplo, de que empresas que ficam em escritórios não contam com necessidades de ter uma comissão como essa. No entanto, há medidas que precisam ser adotadas também para empresas dessa realidade, uma vez que a CIPA busca reduzir danos do trabalho à saúde — se a pessoa não conta com os equipamentos necessários para trabalhar (cadeira, por exemplo), pode ter problemas de coluna ou outros riscos à sua saúde.

Nesse sentido, a CIPA precisa ser formada por representantes tanto do empregador quanto do empregado, cujo objetivo é o de mapear os riscos existentes no negócio e conscientizar profissionais em relação às NRs existentes e que se encaixam em sua realidade.

É de responsabilidade da empresa implementar o programa e fazer o treinamento de todos os membros da comissão, com o intuito de prepará-los para os desafios e atividades propostas.

Como implementar o programa de segurança em seu negócio?

Para implementar o programa de segurança em seu negócio, alguns tópicos devem ser analisados. Entre eles, mencionamos:

  • capacite a sua equipe regularmente — um dos pontos principais de implementação do programa de segurança é a capacitação dos colaboradores, que vai possibilitar que entendam as suas responsabilidades e saibam quais são as atividades que precisam ser feitas para garantir a integridade;
  • desenvolva uma análise de riscos — também é preciso que a empresa desenvolva um mapeamento dos riscos existentes para atuar de forma proativa, em vez de reativa, aumentando a segurança das pessoas e dos insumos;
  • aponte soluções para as ocorrências — se houver qualquer tipo de ocorrência, é de responsabilidade da empresa apontar possíveis soluções para evitar que isso se repita;
  • optar por terceirização — existem empresas do mercado capacitadas para implementar programas de segurança em empresas de diferentes nichos de atuação, o que garante mais efetividade e credibilidade para o negócio, de modo que possa usufruir dos ganhos apresentados.

Como vimos, o programa de segurança deve ser uma das prioridades do negócio, especialmente aqueles previstos em lei. Optar pela terceirização, nesse cenário, pode ser uma importante estratégia, uma vez que impacta diretamente os resultados e garante mais efetividade.

Se você quer entender como isso impacta o seu negócio, entre em contato com a gente, converse com nossos profissionais e tire suas dúvidas!

Compartilhe:
chat on-line
Olá, tudo bem?

Como posso te ajudar?

chat on-line
pt_BRPortuguese